Beda #7: Top 5 Livros Para Ler Numa Viagem

by - 20:23


Quem nĆ£o ama viajar? Conhecer novos lugares, pessoas diferentes e outras culturas? E tudo bem que, com livros, vocĆŖ pode viajar para qualquer lugar sem sair de casa, mas, Ć s vezes, Ć© bom sair de casa...
Mas nĆ£o sem livros! Para booklovers como eu, mesmo numa viagem ― ainda que curta ―, um bom livro Ć© necessĆ”rio, seja para ler no aviĆ£o, numa longa viagem de carro, numa manhĆ£ preguiƧosa Ć  beira da praia ou antes de dormir, enrolada num cobertor.  
Pensando nisso, escolhi cinco livros que acho que sĆ£o perfeitos para acompanhar vocĆŖ em suas prĆ³prias aventuras!

1.         Em Algum Lugar nas Estrelas de Clare Vanderpool


Esse Ć© o tipo de livro que vai te aquecer por dentro. Penso nele como ideal para os dias chuvosos da viagem, porque no fim, ele vai ser mais Ćŗtil que um cobertor. A histĆ³ria se passa nos anos 1940 e comeƧa com um garoto chamado Jack sendo mandado para a escola militar, apĆ³s a morte da mĆ£e, por seu pai rĆ­gido e distante. LĆ”, ele conhece Early Auden, um garoto peculiar que tem regras especĆ­ficas para escutar mĆŗsica e Ć© obcecado com o nĆŗmero Pi, que ele “lĆŖ” como se fosse uma histĆ³ria.
Jack acaba encontrando em Early um amigo inesperado e, juntos, eles partem numa jornada ― em vĆ”rios momentos extremamente perigosa ― para encontrar o irmĆ£o mais velho de Early, que lutou na guerra. Mesmo sem acreditar que os dois possam encontrĆ”-lo, Jack acompanha Early, sempre escutando as histĆ³rias do nĆŗmero Pi.
E Ć© essa jornada ― que acaba mostrando caminhos inesperados para entender o mundo e as pessoas ao redor deles ― que me faz acreditar que esse livro Ć© perfeito para uma viagem. Para completar, Ć© uma leitura rĆ”pida, apenas 272 pĆ”ginas – que vĆ£o permanecer com vocĆŖ por bastante tempo.



2.         Outros Jeitos de Usar a Boca de Rupi Kaur


Acho um pouco complicado recomendar livros de poesia para as pessoas, porque acredito que Ć© um tipo de leitura que nos afeta de maneira diferente de acordo com nossas experiĆŖncias e nossa maneira de lidar com a vida. Mas nĆ£o apenas poesia Ć© uma Ć³tima pedida para uma viagem ― a leitura Ć© mais rĆ”pida e vocĆŖ nĆ£o precisa se prender e ler tudo de uma vez ―, como Rupi Kaur consegue, com poucas palavras, expressar coisas que sempre estiveram dentro de mim. E, acredito, dentro de muitas mulheres.
Embora seja uma recomendaĆ§Ć£o um tanto quanto pessoal e com um tema meio nada a ver com viagens, acredito que este seja um livro muito bom para ler quando vocĆŖ precisa ler algo e estĆ” com pouco tempo (provavelmente correndo de um lado para o outro conhecendo lugares novos!)
Se a Rupi nĆ£o tiver seu estilo de poesia preferido, considere levar outros livros de poesia que goste ou esteja querendo ler, Ć© uma Ć³tima oportunidade!



3.         O Castelo Animado de Diana Wynne Jones


Como falar de jornadas sem mencionar Sophie e Howl?
            Acredito que muitos conhecem O Castelo Animado como o filme do EstĆŗdio Ghibli (que estĆ” na minha lista de filmes preferidos, btw). Imaginem minha surpresa ao descobrir que, nĆ£o apenas que o filme era baseado num livro, como ele era o primeiro de uma sĆ©rie!
            Ok, sem pĆ¢nico! O livro O Castelo Animado tem comeƧo, meio e um lindo final feliz e pode ser visto como uma leitura individual. Os outros livros ― O Castelo no Ar e A Casa dos Muitos Caminhos ― sĆ£o companion novels em que nossos amados protagonistas fazem uma apariĆ§Ć£o vez ou outra.
            Agora, para a histĆ³ria. Sophie Hatter Ć© uma jovem comum e despretensiosa de 18 anos que vive num reino mĆ”gico de Ingary e sabe que nunca terĆ” sucesso na vida por ser a filha mais velha, jĆ” que, no mundo em que vivem, vĆ”rios clichĆŖs de contos de fadas sĆ£o realidade. No entanto, apĆ³s um encontro com a Bruxa das Terras Desoladas, Sophie Ć© transformada numa velha. Para encontrar a Bruxa e se livrar da maldiĆ§Ć£o, Sophie sai de casa em direĆ§Ć£o Ć s terras desoladas e no caminho encontra abrigo no famoso castelo de Howl, uma monstruosidade que caminha pelos reinos e Ć© controlada por um fogo falante e mal humorado chamado CĆ”lcifer.
            Howl Ć© conhecido por ser um mago altivo e poderoso que come o coraĆ§Ć£o de mulheres bonitas, mas Sophie logo descobre que ele Ć© um garoto mimado, vaidoso e medroso, que tem sua prĆ³pria maldiĆ§Ć£o para se preocupar, e que talvez precise dela mais do que ela precisa dele.
            Acredito que este seja um livro perfeito para ler numa viagem porque Ć© curto, leve e divertido, com personagens incrivelmente cativantes que partem numa jornada por reinos, guerras e terras desoladas em busca do fim de suas maldiƧƵes e do seu muito merecido final feliz.

4.         The Gentleman’s Guide to Vice and Virtue de Mackenzi Lee


Ok, eu obviamente nĆ£o poderia deixar de incluir nesta lista um livro com uma roadtrip. E um livro histĆ³rico. E um com um tour pela Europa. E um com um protagonista bissexual cuja maior qualidade Ć© ser extremamente pegĆ”vel (de acordo com ele). E um livro com o clichĆŖ de melhores amigos que se apaixonam. E com piratas. E personagens femininas fortes, inteligentes e que nĆ£o necessariamente gostam de beijar.
The Gentleman’s Guide to Vice and Virtue tem tudo isso. Ɖ uma das minhas leituras recentes e, por mais que tenha mais de 500 pĆ”ginas, Ć© o tipo de livro que vocĆŖ lĆŖ tĆ£o rĆ”pido que nem as sente passar. Ele conta a histĆ³ria de Monty, um jovem de 18 anos vive para beber, se meter debaixo das saias das meninas ― e dentro das calƧas dos meninos ― e amar secreta e tragicamente seu melhor amigo da vida toda, Percy. Antes de ser obrigado a trabalhar com o pai tirano na administraĆ§Ć£o da propriedade, Monty, como bom garoto rico e cercado de privilĆ©gios da Ć©poca, sai num tour pela Europa com Percy, sonhando com o ano que passarĆ£o sozinhos, bebendo e festejando pelo antigo continente.
Para cortar o barato do filho, no entanto, o pai de Monty os obriga a ser acompanhados por um mentor, a irmĆ£ mais nova de Monty ― que estĆ” indo para a escola em Marselha ― e um monte de regras. Sem bebida, sem festas, sem depravaĆ§Ć£o e, principalmente, sem garotos.
Obviamente, as coisas saem do controle, tanto na viagem como na relaĆ§Ć£o entre Monty e Percy (por que Monty tem que sempre dizer a coisa errada e estragar tudo?) e o grupo acaba tendo que lidar com assaltantes de estrada, um duque ambicioso, filhos estranhos de um alquimista, piratas gentis, uma ilha que estĆ” afundando, um coraĆ§Ć£o que pode curar tudo e a compreensĆ£o dos seus lugares no mundo e o que diabos eles estavam fazendo sobre isso em primeiro lugar.

NĆ£o tenho como recomendar mais este livro. Virou um dos preferidos. Leiam na viagem, no verĆ£o, no inverno, na praia, na cachoeira, no Museu do Louvre. Em qualquer lugar. Vai valer a pena.


5.       Amy & Roger’s Epic Detour de Morgan Matson



            Mais um livro com roadtrip!
            E esse foi o Ćŗnico livro desta lista que eu realmente li durante uma viagem (uma roadtrip, ainda por cima). Eu adoro livros com essa temĆ”tica e pensei que ia ser sĆ³ um YA bobinho para ler na estrada enquanto ia do Rio de Janeiro atĆ© Belo Horizonte. Bom, me enganei.
            Amy Ć© uma garota do ensino mĆ©dio que, alĆ©m de todas as outras coisas horrĆ­veis pelas quais estĆ” vivendo, precisa atravessar o paĆ­s de carro porque a mĆ£e resolveu se mudar da cidade em que Amy nasceu e foi criada. Como a mĆ£e dela jĆ” estĆ” em Connecticut. Amy acaba tendo como companheiro de viagem um rapaz muito bonito que ela conheceu na infĆ¢ncia e do qual nĆ£o lembra muito bem.
            Roger estĆ” indo passar as fĆ©rias da faculdade com o pai, que mora na FiladĆ©lfia e aceitou levar Amy atĆ© seu destino a pedido da mĆ£e, amiga da mĆ£e de Amy. No entanto, o garoto tem seus prĆ³prios motivos para querer partir nessa viagem.
            Enquanto a mĆ£e de Amy espera que os dois sigam o roteiro de quatro dias traƧado por ela ― com as cidades mais chatas que alguĆ©m pode imaginar ―, Amy e Roger tĆŖm outros planos. Os dois decidem, cada um por seu prĆ³prio motivo, fazer um pequeno desvio e seguir viagem sem um itinerĆ”rio fixo, escolhendo apenas o prĆ³ximo lugar para ir.
            Este livro nĆ£o Ć© apenas uma viagem pelos Estados Unidos, Ć© uma viagem interna tambĆ©m. Trata sobre temas como trauma, luto e amizade de uma maneira bela, sensĆ­vel e muito verdadeira. AlĆ©m disso, o livro Ć© cheio de fotos, recibos e playlists, quase como um scrapbook. Acabei colocando as playlists no meu celular e escutando enquanto lia e, preciso dizer, isso fez a leitura ficar mil vezes melhor e ainda me fez conhecer artistas e mĆŗsicas novos!                       




šŸ“– 

RecomendaĆ§Ć£o bĆ“nus: nĆ£o Ć© um livro, na verdade. Mas uma coisa que Ć© sempre maravilhosa para ler numa viagem ― um e-reader. Livros fĆ­sicos sĆ£o incrĆ­veis, mas nĆ£o costumam ser muito prĆ”ticos. EntĆ£o se vocĆŖ estĆ” considerando ler durante uma viagem, talvez seja bom pensar em levar um e-reader. Existem vĆ”rios modelos, de variados preƧos e adeptos Ć s vĆ”rias necessidades do leitor. Assim, vocĆŖ pode levar vĆ”rios livros sem carregar peso ou ocupar espaƧo. Vale muito a pena!


Espero que vocĆŖs consigam tornar a leitura uma parte das suas viagens e que esses livros consigam transportar vocĆŖs para ainda mais longe!

You May Also Like

0 comments